Biografia de André Villas-Boas ~ Porto Total, capital do dragão... summary_noimg = 550; summary_img = 450; img_thumb_height = 200; img_thumb_width = 200;

8 de julho de 2013

Biografia de André Villas-Boas


Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas, mais conhecido como André Villas-Boas (Porto17 de outubro de 1977) é um treinador de futebol português. Treinou o Chelsea, após ter rescindido seu contrato com o Futebol Clube do Porto por 15 milhões de euros, protagonizando assim a mais cara transferência de um treinador. Atualmente treina o Tottenham Hotspur Football Club.
Pelo Porto, fez história na época 2010-11, conquistando quase tudo o que disputou pelo clube: Campeonato NacionalTaça de PortugalSupertaça e Liga Europa, faltando a Taça da Liga, algo que o próprio treinador desvalorizou ao referir-se à competição como uma liga de rotação e formação de jogadores. O treinador fez história tanto a nível nacional como a nível internacional, com diversas marcas como a de maior vantagem para um segundo classificado em Portugal, a de um campeonato sem derrotas ou a de único clube no mundo a conseguir a tripla europeia (Campeonato, Taça e Competição Europeia) por duas vezes, uma das quais ao comando do treinador.
Bisneto do Visconde de Guilhomil , Villas-Boas cedo se interessou por futebol, chegando a ponderar ser jogador. No entanto, rapidamente se tornou num apaixonado pelo papel de treinador e pelos aspectos tácticos do jogo. Quando, em 1994, Bobby Robson veio treinar o FC Porto, veio morar no prédio de Villas-Boas, o que levou o jovem aprendiz de treinador a tentar aproximar-se do treinador do Porto. Com 16 anos, escreveu uma carta ao treinador inglês em que sugeria como o então treinador principal do Futebol Clube do Porto poderia dar mais rendimento a Domingos Paciência, seu ídolo da juventude . Este contacto com Bobby Robson fez com que o Inglês ajudasse Villas-Boas a obter as suas certificações de treinador, apesar de, com apenas 17 anos, a lei não o permitir
.Começou a trabalhar nos escalões de formação do FC Porto, mas não tardou a tornar-se director técnico das Ilhas Virgens Britânicas (chegou a selecionador,tendo perdido 1-5 e 0-9 nos dois jogos contra a seleccao da Bermuda que; já em 2010, as Ilhas Virgens Britânicas perderam por 0-14. ), escondendo sempre que só tinha 21 anos. De regresso ao Porto, foi treinador das camadas jovens até à chegada (1 ano depois) de José Mourinho que, conhecendo-o dos tempos de Bobby Robson e reconhecendo as suas capacidades, lhe pediu para se tornar seu assistente. Assim, durante 5 temporadas (2003 a 2008) foi responsável por uma parte importante do êxito de José Mourinho no Porto e Chelsea, com tarefas específicas como analisar os adversários e fazer prospecção detalhada de jogadores. Após a saída do Chelsea, seguiu Mourinho para o Inter Milão como seu adjunto.
Em 2008 manifestou o desejo a Mourinho de dar um novo rumo à sua carreira como treinador principal noutra equipa de futebol profissional. O conceituado técnico português apoiou-o indicando que assim que André encontrasse uma equipa para treinar, abandonaria o Inter.
Algo que aconteceu um ano depois. A 13 de Outubro de 2009 foi apresentado como técnico principal da Académica Coimbra, com a missão tirar a equipa do último lugar daPrimeira Liga. Com apenas 31 anos esta seria a sua primeira aventura naquele posto.
12 de Novembro de 2009, apenas um mês após a sua ingressão na Académica Coimbra, foi emitida a notícia de que Villas Boas seria o escolhido pelo Sporting Clube de Portugal para suceder a Paulo Bento no comando técnico da equipa . Algo desmentido no dia seguinte pela Académica através do site oficial do clube
FC PORTO
No dia 2 de Junho de 2010, André Villas-Boas foi anunciado oficialmente como o novo treinador da equipa de futebol profissional do Futebol Clube do Porto, substituindo Jesualdo Ferreira para as seguintes duas épocas, através de um comunicado oficial do clube à CMVM De acordo com a proposta, Villas-Boas auferiu 55 mil euros/mês . Teve como treinadores adjuntos, no Futebol Clube do Porto, Vítor Pereira, antigo treinador do Santa Clara, e Pedro Emanuel, ex-futebolista do FC Porto.
Durante esta época, talvez considerada a melhor da década, Villas-Boas conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, um campeonato nacional, uma Liga Europa e uma Taça de Portugal. Villas-Boas tornou-se assim o quinto técnico a conseguir ganhar o campeonato português logo na primeira temporada em que dirige uma equipa desde o início, feito que no FC Porto só tinha sido alcançado por José Mourinho, na época de 2002/03[carece de fontes]. Tornou-se também o terceiro treinador mais novo de sempre a conquistar o título de campeão de Portugal de futebol, com 33 anos de idade, estando atrás do húngaro Mihaly Siska (campeão pelo FC Porto em 1938-39) e de Juca (campeão pelo Sporting, em 1961-62)[carece de fontes]. Com a conquista da Liga Europa tornou-se também no mais jovem treinador de sempre a ganhar uma prova europeia. .
De entre os feitos de Villas-Boas no FC Porto destacam-se:
  • Conquista de um campeonato sem derrotas, feito que não era conseguido desde 1972/73.
  • Clube com mais jogos ao longo de todas as competições sem perder (36). O recorde anterior pertencia, também no Porto, a José Mourinho.Parte desta sequência foi conseguida pelo anterior treinador, Jesualdo Ferreira.
  • Maior número de vitórias de um clube Português na Europa (14)
  • Consagração do clube como campeão nacional no Estádio da Luz, algo que não acontecia há 71 anos.
  • Maior número de vitórias consecutivas numa época (16).
  • Maior número de pontos numa época de 30 jogos (84).
  • Maior margem de pontos para o segundo classificado (21 pontos para o Benfica).
  • Conquista de quatro troféus, igualando o feito de Tomislav Ivic, no FC Porto, em 1987-88.
  • Reviravolta que nunca tinha acontecido nas meias-finais de Portugal frente ao SL Benfica. Após perder 2-0 em casa, a equipa de Villas-Boas venceu 3-1 no Estádio da Luz.
  • Ultrapassagem por parte do FC Porto do número de títulos do SL Benfica, tornando-se, assim, no clube com mais troféus oficiais em Portugal.
  • CHELSEA
  • No dia 20 de junho de 2011, notícias apontaram o treinador como futuro técnico do Chelsea Football Club, uma vez paga a cláusula de rescisão de 15 milhões de euros. No dia seguinte, o Porto comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o pagamento da cláusula e consequente rescisão de contrato.32 Com a compensação paga, o Chelsea confirmou o interesse e as negociações com Villas-Boas,33 e, no dia 22 de junho de 2011, anunciou oficialmente a contratação do treinador, por 3 anos. Foi anunciado que o contrato pelo Chelsea renderá a Villas-Boas um salário de 5 milhões de euros anuais , o que corresponde a cerca de 8x o vencimento auferido a treinar o Futebol Clube do Porto. É despedido do Chelsea no dia 4 de Março de 2012, após a derrota frente ao WBA (1-0), que deixou o Chelsea a três pontos do quarto lugar na Liga inglesa, que disputava com o Arsenal.2 No ano em que é despedido do Chelsea, este acaba por vencer a Champions League, pelo que André Villas Boas acaba por não conseguir ser campeão europeu, apesar de ter realizado uma excelente campanha na fase de grupos desta competição.
  • TOTTENHAM
  • A 2012-07-03 foi anunciado que Vilas-Boas seria o novo treinador do Tottenham Hotspur Football Club, tendo assinado um contrato por 3 épocas Na sua 1º época ficou em 5 lugar, ficando fora da liga dos campeões, objectivo principal, mas conseguiu o maior numero de pontos da história do clube. Foi considerado uma época positiva, consequentemente prolongou a sua estadia em Inglaterra, mesmo tendo recebido uma proposta do PSG.